Já já, Ivan Vilela falando de Clube da Esquina. Consegue imaginar? Não? Vem ver, então! 14h, na Assessoria de Educação.
O que caracteriza um movimento musical?
Ao longo da história percebemos que alguns acontecimentos musicais foram canonizados como movimentos pela crítica. Isto resultou numa série de estudos e abordagens pela academia e pela mídia. Por outro lado, a falta de atenção desses meios (muitas vezes por não entender o que acontecia) levou ao esquecimento ou na não apreciação outras vertentes musicais.
Foi este o caso do Clube da Esquina.
Sob uma perspectiva musical, foi o movimento que mais inseriu novos elementos à Música Popular que, com o tempo, passaram a ser utilizados por todos os músicos.
Nesta oficina conheceremos um pouco da potência da música que esses jovens mineiros trouxeram à MPB nos anos 1970.
Ivan Vilela ministra, na USP, um curso sobre a música do Clube da Esquina. É músico, pesquisador e professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde leciona História da Música Popular Brasileira, Viola Brasileira, Rítmica e Percepção Musical. É doutor em Psicologia Social pela USP e Mestre em Composição Musical pela UNICAMP. Com seus trabalhos foi indicado a importantes prêmios da música brasileira. Com seu instrumento, a viola, atua como solista e junto a grupos de câmara no Brasil e no exterior.